Beleza

#cabelo: MEUS CUIDADOS COM CABELOS

Quando o assunto são as nossas madeixas um detalhe ou outro pode fazer a diferença, principalmente para o cabelo se manter intacto. E ao longo de quatro anos que assumi todos os cuidados do meu cabelo – além do dia-a-dia, corte, pintura e afins – tive que buscar aprender muito para fazer as coisas certas, e até hoje é um assunto que tenho me aprofundado bastante. Mas trouxe pra você dicas que funcionam muito bem no meu cabelo, mais especificamente aos produtos que uso e lavagem.

Ainda antes de começar, gostaria da falar um pouco sobre o tipo do meu cabelo, ele é naturalmente ondulado – mas o modelo sempre escovando. Ele é fino, e pouco oleoso. E por fim, tem sua cor natural alterada apenas nas pontas. Agora vamos lá:

kit

Esses são os produtos que estou usando há cinco meses, e quando escolhi essas linhas não foi necessariamente para fazer meu cabelo crescer, e sim me ajudar na queda. Particularmente, me satisfaz muito pois seus resultados são bem eficiente. Uma coisa bem relevante é seu cheiro. Por ser semelhante às ervas passa a sensação de um maior frescor na cabeça, e não é enjooso. Ao longo do post falo de cada um.

Foto 1 - Estrutura do Fio (Foto/Reprodução: Google)
Foto 1 – Estrutura do Fio (Foto/Reprodução: Google)

:: PARTE 1: Shampoo – Quando a primeira parte da lavagem é muito importante saber como esse produto funciona na cabeça. Nosso cabelo tem uma estrutura que lembram escamas de peixe (foto1), e o shampoo serve para abrir essas cutículas – como assim são chamadas. Por essa razão, se é recomendado passar o shampoo apenas na raiz do cabelo – ou seja estregar as longas madeixas não faz bem. Pois o próprio produto escorrendo pelo restante do cabelo é suficiente para fazer uma lavagem eficaz. Quanto a quantidade? Coloque o equivalente a uma moeda de um real na mão. “Como assim!?” Foi o que pensei, mas de fato é necessário a gente. Porém, assumo que lavo meu cabelo duas vezes, assim meu cabelo fica limpinho. Resumindo, a função do shampoo é estritamente de limpeza. Você pode lavar seu cabelo até três vezes por semana.

shampoo

Quanto shampoo da linha CRECE PELO, ele é um shampoo transparente então quer dizer que ele tem a função também como shampoo neutro. Esse especificamente deve ser aplicado na raiz, pois o mesmo estimula o crescimento do cabelo. E funciona! Meu cabelo tem um crescimento regular, o que ajuda bastante, mas tenho percebido que de fato ele está esticando. Só sinto falta um pouco de espuma, mas isso não compromete a sua lavagem.

hidratação

::PARTE 2: Hidratação – Essa é a segunda parte da lavagem! É muito importante que esse seja entre o shampoo e condicionador, pois omo o cabelo após o shampoo estará com as cutículas abertas a hidratação será mais produtiva. Como reconhecer se a hidratação é de fato boa? Pela sua consistência. Se você ao virar o pote do produto e perceber que o mesmo não se mexe, pode investir nessa minha amiga. Sempre que lavo o cabelo hidrato, pois sempre que lavo também escovo, mas a hidratação capilar pode ser feita também apenas uma vez por semana, deixando o produto agir durante pelo menos 15 minutos. A quantidade deve ser equilibrada, use o necessário para cobrir todas as madeixas. Mas não afogue seu cabelo em creme, só irá desperdiçar produto pois isso não potencializa a ação.

Com a hidratação da CRECE PELO não tive problemas, ela de fato compre o que diz. Após cinco meses usando – como já disse – vejo meu cabelo mais macio, uniforme e bem melhor estruturado. É desde da primeira lavagem que se nota a diferença, e como meu cabelo é fino pra mim traz mais segurança.

condicionador

:: PARTE 3: Condicionador – Quanto ao condicionador, ele é quem fecha a lavagem. Como assim? Ao contrário do shampoo que abre as cutículas o condicionador sela, ou seja fecha! Sua maior função é finalizar a ação do shampoo. Também oposto ao shampoo deve ser aplicado apenas ao longo das madeixas e nunca deve deixa-lo sem lavar. – Lembrando que o condicionado não necessariamente hidrata o cabelo, ele passa a sensação de macio apenas, isto é condicionar! – Quanto a quantidade deve ser um pouco menos que o shampoo e passo apenas uma vez e é mais que suficiente.

O condicionador da CRECE PELO não deixa a desejar, sério! Ele é muito bom!

protetor e ampola

:: PARTE 4: Creme de pentear, reparadores, ampolas e protetor térmico – Esses são os auxiliares para mantermos o nosso cabelo bem conservado. E cada um tem sua função específica. O creme de pentear é muito bom na hora de desembaraçar cabelos mais cacheados e manter os cachos controlados através da “Fitagem”. Reparadores são aqueles emergenciais na hora de controlar um fio ou outro também muito bom para cabelos secos. Por fim o protetor térmico que auxilia na hora de escovar o cabelo e as ampolas que são para trazer resultados mais produtivos.

Destes o que mais uso é o protetor térmico, como disso mais no início, é lavar meu cabelo que eu escovo-o. Não consigo ficar com a cabeleira molhada – apenas hábito. Por isso é muito importante na minha realidade me preocupar com a exposição dos meus fios ao calor. Na hora da escova, ele faz com que saia mais vapor ainda, entretanto pode ficar tranquila que é só o produto agindo. A única coisa que me incomoda é que assim que termino inicialmente o cabelo fica um pouco duro, depois logo passa. Mas se um dia eu precisar escovar e sair não será muito legal. E justamente por isso, que evito colocar muito produto. Apenas o necessário.

A ampola deve ser usada com o cabelo seco, pingando algumas gotinhas. Não uso muito porque este por ser exatamente um óleo, pode estimular a oleosidade no cabelo. Então, passo geralmente quando estou perto de lavar – maaas eu sempre esqueço! rs.

:: PARTE 5: Penteando o cabelo – Deixei um tópico apenas para esses temas pois muitas vezes nem levamos em consideração algo tão importante e tão influenciador. A forma mais adequada de se pentear cabelos longos é começar de baixo para cima, pois se você fizer o inverso estará na verdade aumentando o embaraço para as pontas e consequentemente quando for pentear essa parte estará mais embaraçada ainda, e você quebrará com certeza seu cabelo. É relevante também procurar o melhor tipo de escova para seu tipo de cabelo.

DICAS:

:: Estresse causa queda de cabelo;
:: Pentear o cabelo várias vezes ao dia é prejudicial;
:: Não faz bem dormir com o cabelo molhado;
:: A alimentação influencia diretamente na saúde do cabelo;
:: Evite lavar a cabeça com água quente;
:: Lavar o cabelo todos os dias apodrece a raiz;

Quero fazer um outro post ensinando como corto e pinto meu próprio cabelo, o que acham?

Por hoje é só meninas e espero que tenham gostado, não deixem de comentar! <3

1beijodaká :*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *