Edificação

#comportamento: 06 DICAS PARA UMA AUTO ESTIMA MELHOR

Nessa #reflexão da semana vamos conversar um pouco sobre AUTOESTIMA, e vou compartilhar como tive que conviver com a falta durante parte da minha adolescência e o que mudou desde então.

A fase de auto aceitação, independente do período de idade, é um pouco contraditória. Pois no fundo não somos a nós quem queremos agradar e sim todos a nossa volta. Isso tem relação direta aos padrões preestabelecidos de beleza e comportamento, que todos os dias são impostos para nós. Consequentemente, não fazer parte do caminho que a massa segue parece ser errado e nos faz ficar “fora da galera”. Como disse no início, convivi com essa situação durante muito tempo, e nesta fase queria tanto ser aceita que acabei me perdendo de mim mesma. Quero dizer, absorvia tanta referência, por não ter confiança, que não sabia mais quem era. Isso em relação a tudo, desde o modo que me vestia, ao que comia, lugares que frequentava, até namorados entre outras coisas. Entretanto, no fundo eu sabia que aquilo não era eu, ou quem eu queria ser, e neste momento era quando começa o conflito interno. Tudo o que fazia era interessante e bonito, por fora, já por dentro estava gritando querendo sair daquela situação.

Então certo dia o Senhor me surpreendeu com um enviado, no final da palestra o palestrante de virou pra mim e contou tudo o que eu estava passando e me disse: “VOCÊ É ESPECIAL!” Essas palavras rasgaram o meu coração, e eu respondi: “NÃO, EU NÃO SOU!” E foi quando ele reformulou a frase: “VOCÊ É MUITO EESPECIAL PARA DEUS!” Desde então eu entendi que não eram a opinião das pessoas que importavam e sim a de Deus, e quem eu deveria ser para Ele. Arregacei as mangas e fui buscar, com orientação do Senhor, formas para me reerguer, vou dividi-las com vocês agora.

  1. SAIBA O MOTIVO

Não adianta querer resolver um problema se não sabe a causa do mesmo. Sabe aquela expressão: “Tem que arrancar o mal pela raiz”? Se apenas repararmos por cima, o problema pode ficar apenas por hora adormecido por hora, deixando em aberto a possibilidade de voltar e chegar até uma fase muito mais séria. Andei pesquisando de forma geral: O que diminui a autoestima? E podem ser críticas e autocríticas, não somos perfeitos e não nascemos para ser, então não precisamos nos martirizar, devemos saber escutar e filtrar o que é de fato construtivo. Culpa, tudo o que carregamos dentro de nós tem influência direta em quem somos, então liberar perdão – muitas vezes PARA NÓS MESMO – é o melhor remédio. Além de outros como abandono, rejeição, carência, frustração, vergonha, inveja, timidez, insegurança, medo, humilhação, raiva e, principalmente: perdas e dependência (financeira e emocional). Agora é entrar dentro de um diálogo interno, e ao mesmo tempo oração, para que possamos decifrar o que aconteceu.

  1. CONHEÇA QUEM VOCÊ É

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:26-27)

O Senhor criou o ser humano para ser a espécie principal sobre todas as outras espécies. Cada um tem um chamado único a ser cumprido aqui na terra, e é por isso que podemos ser mais que criaturas e sim FILHOS do Senhor. Em algumas situações nossas escolhas nos distanciam desse chamado, mas nunca deixamos de ser ESPECIAL para Ele, pois a sua maior preocupação é estamos perto Dele. Tenha a certeza que você é amado e cuidado por Deus. Ele enviou seu filho, Jesus Cristo, para morrer na nossa morte e hoje podemos viver a vida Dele.

  1. IDENTIFIQUE E VALORIZE SUAS QUALIDADE NÃO SÓ OS DEFEITOS

Um dos aspectos mais comuns quando estamos para baixo é só enxergar os nossos pontos negativos, e digo hoje para você que cada vez que nos colocamos para baixo o Senhor nos responde…

Eu: “Eu sou muito feia!”
O Senhor: “Você é toda linda, minha querida; em você não há defeito algum.” (Cânticos 4:7)

Eu: “Ninguém quer estar perto de mim!”
O Senhor: “Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.” (Efésios 1:4)

Eu: “Me sinto reprovada!”
O Senhor: “Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês. Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação,” (Colossenses 1:21,22)

Eu: “Estou sozinha!”
O Senhor: “Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim.” (Salmos 139:5)

Eu: “Não tenho propósito algum!”
O Senhor: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou.” (Romanos 8:28-30)

  1. ALIMENTE-SE TODOS OS DIAS DE COISAS BOAS

“Jesus, porém, afirmou-lhe: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’” (Mateus 4:4)

Sabe aquela expressão: “Você é o que você come?” É porque tudo o que absorvemos fazem parte diretamente e influenciam a nossa personalidade. Por isso que Jesus fala que não só o alimento sólido é suficiente, pois devemos investir e alimentar também o espírito.

Um outro ponto é buscar uma imagem refletida que você goste, não acho problema ter um número a mais no manequim mas se isso a incomoda não adianta ficar reclamando, mexa-se e busque o melhor que pode ser.

Também ajuda fazer todo dia algo que o deixe feliz. Pode ser coisas simples como dançar, ler, descansar, assistir filmes, praticar um esporte.

  1. APRENDA COM AS EXPERIENCIAS PASSADAS

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação; as coisas antigas já passaram, eis que tudo se fez novo!” (Coríntios 5:7)

Quando o Senhor nos convida ater uma nova vida, todo o nosso passado é jogado no mar do esquecimento. É uma forma de deixar tudo isso realmente para traz é ter uma nova visão de tudo que aconteceu. Faça de todas as experiências um aprendizado, veja o lado positivo de tudo e tenha certeza que mesmo as piores experiências são construtivas para nossa personalidade. Por fim, entenda que nossas experiências são resultadas de nossas escolhas porém, muitas vezes o Senhor permite algo acontecer para melhorar a nossa experiência e sabedoria.

  1. SEJA LUZ

“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;” (Mateus 5:13,14)

Uma das coisas importantes quando se aprende algo novo é passar adiante. Com a sua postura você pode ajudar outras pessoas a se sentirem igualmente especial. Trate todos à sua volta, e você também, com amor e carinho. Seja diferente! Ofereça elogios e expressões de afeto quando todos só mandam críticas e repressões.

A partir do momento que você transforma-se de dente pra fora algumas coisas são mudadas no seu entorno, tais como: Sentimentos de ansiedade e insegurança diminuem, harmonia entre o que sente e o que diz, necessidade de aprovação diminui, autoconfiança elevada, amor-próprio aumenta, satisfação pessoal, maior desempenho profissional, relações saudáveis, paz interior, entre outros. Mude por você e para cada vez mais louvar a Deus com quem você é. O Senhor nos fez para sermos felizes, e isso faz parte de uma autoestima saudável.

Por hoje é isso meninas, espero que tenham gostado, não deixem de comentar se concordam ou descordam com algo.

1beijodaká :*

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *