Faça você mesmo

#diy: CHAPÉU CANGAÇO

Say hello guys!

O post de hoje termina a nossa semana especial #períodojunino. Já tivemos look, proposta de maquiagem, inspiração de outros looks e para fechar com chave de ouro, vamos agora ao nosso DIY.

Então, por motivo óbvios não consegui comprar meu chapéu por aqui no Canadá. E por essa razão tive que me virar por aqui, vocês vão ver que com um pouco de material e paciência dá para ter uma fantasia custando muito pouco.

MATERIAIS

  • Fibra de palha para estrutura principal (pode ser também couro, eva ou tecido);
  •  Cola quente (pode ser cola pano, cola de artesanado ou qualquer outra, prefiro a cola quente por ser mais rápida.)
  • Lápis para fazer as marcações necessárias;
  • Tesoura ou estilete (no material que usei preferi a tesoura);
  • Enfeites diversos. Esse ponto em especial vai muito da sua criatividade, eu juntei tudo que tinha dando bobeira por aqui e fui montando de acordo com o que ia ficando melhor.

Queria fazer um comentario sobre os materiais, vocês podem adaptar sempre ao que vocês encontram ou trocar por algum que você conhece, e isso vale para qualquer diy.

PASSO 1

Esse passo é totalmente particular. O tamanho da fibra que achei por aqui foi pequena em relação o tamanho que precisava para o chapéu, logo, eu tive que unir duas partes para criar uma maior.

PASSO 2

O meu segundo passo foi fazer uma curva para começar a criar o formato do chapéu. Uma dica que posso dar é fazer esse passo com o material, no meu caso a fibra, sobrado pois traz simetria de um jeito mais fácil. Temos que fazer isso duas vezes, ou seja, criar duas partes para formamos a frente e as costas do chapéu.

PASSO 3

Agora vamos sim dar o formato ao chapéu! Mais uma vez com ele dobrado ao meio eu arredondei a ponta e o topo e no meio subi um pouco para fazer em encaixe da cabeça. E depois é só cortar…  Ah, lembra de fazer isso nas duas partes.

 

PASSO 4

Agora é a hora de colocar uma característica muito marcante do chapéu que é uma tira que fica na testa. Vamos começar cortando duas tiras mais ou menos de 2/2,5 centímetros e depois colar no espaço que demos no corte para o encaixe da cabeça. E por fim, fazer isso com as duas partes.

PASSO 5

Esse já é um dos passo finais. Depois da parte da frente e das costas passarem por todos os outros passos, esse é o momento de unir-las. Em todos os processos eu usei a cola quente e deu super certo. Ah, lembre-se de não colar a parte que vai no encaixe da cabeça.

PASSO 6

Mais uma vez um passo bem particular… Quando eu fui testar o chapéu percebi que ele tinha ficado muito alto, daí eu corte mais ou menos uns 2/3 sentimentos deixando a altura com 16.

PASSO 7

Agora é só decorar, e nesse passo é a hora de soltar a criatividade! Aqui estou mostrando o que mais ou menos eu usei para fazer o meu chapéu. Mas assumo que fiquei desejando alguns materiais que não encontrei por aqui, mas ai vocês tem a disposição vários ‘armarinhos’ que são lojas especializadas em aviamentos.

Então gente esse é o resultado final, espero muito que tenham gostado. Eu me diverti muito nessa semana lembrando da nossa cultura. Ah, se você é de Caruru e tem a feira de artesanato a disposição, por favor, não passe vergonha e compra um autentico chapéu de couro. Mas se for muito caro, aqui está uma opção baratinha… Depois dessa estou indo fiquem com Deus!

1beijodaká :*

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *