Oxente no Canadá

#vidanocanadá: CURSOS NO CANADÁ

Sexta feira é dia de Post Canadá. Na verdade não estou escrevendo na sexta, por que na sexta eu estarei me banhando nas águas das Cataratas do Niágara. Depois eu volto aqui e conto como foi o passeio. Essa semana vai ser bem cheia por que além do passeio, irão começar as minhas aulas uhuuulll … Falando em aulas, Kássia me disse que tinha uma galera meio curiosa querendo saber sobre faculdade e outros programas de estudo daqui do Canadá, então vamos nessa.

OBS: Antes de tudo, é necessário dizer que escolher sair do país requer algumas observações: Se você é- acostumado a ter tudo o que quer, chato com adaptação (frescurento), não gosta de conviver com pessoas, não está aberto para aprender, prefere que se adaptem a você ao invés de você se adaptar ao ambiente, tem medo do novo, tem medo de se arriscar, gosta de ficar em zona de conforto e qualquer coisinha lhe incomoda (Clima, comida, fulano olhou feio pra mim, vergonha, não consigo viver nessa cultura), a chance da sua imersão cultural dar errado é muito grande. Vamos ao tópico

CURSOS DE INGLÊS- Para quem quer aprender inglês de forma rápida, essa metodologia sem dúvida é a melhor de todas. Nada melhor que uma imersão completa para aprender um novo idioma. Aqui no Canadá você vai encontrar curso de inglês em todo canto, vá por mim. Toda cidadezinha tem um centro ou algo assim.

Quando você procurar na internet você sempre vai encontrar cursos nos grandes centros, ex: Toronto, Vancouver, Calgary, Montreal e outros locais, mas toda cidade tem um centro de línguas. A dica que eu dou é, se você quer ir para uma cidade e não está achando um curso, procure na internet escrevendo em inglês, ou tente entrar em contato direto com as escolas.

Os cursos de inglês podem ser variados, lá vai alguns:

Preparatórios para certificados de proficiência– Você se prepara para fazer uma prova em inglês ou francês, e essa prova irá mostrar o seu grau de fluência no idioma escolhido. Essa nota da prova é utilizada para você entrar em colleges e universities. A prova pode ser feita em qualquer local do mundo (locais de prova). Se seu inglês não é bom o suficiente para entrar em um college, você pode fazer esses preparatórios para as provas, são muito bons (Provas de Proficiência TOEFL ou ielts)

Inglês instrumental– O mais comum é o inglês para negócios, e como é algo mais específico, é necessário que você já tenha um conhecimento da língua. Geralmente é para pessoas que pretendem em voltar para o Brasil após os estudos.

Inglês– Esse é o inglês inglês, o do dia-dia, cem mil vezes melhor do que você fazer em um cursinho no Brasil. Eu diria que três meses aqui equivale a um ano, um ano e meio de curso no Brasil. Digo isso em relação a conhecimento.

                Obs finais:

  • Claro que há outras formas e cursos de aprendizado do idioma como o famoso ESL (English as a Second Language), quis mostrar apenas algumas opções.
  • Se você vier fazer algum curso de idioma, você não é autorizado legalmente a trabalhar.
  • Se você vier, gostar, e quiser ficar para um college ou university, você pode solicitar mudança no status do visto.

COLLEGES- Essa é a opção que estou optando no momento. Os colleges triplicam sua possibilidade de imigração no futuro, no entanto, o custo do college é bem alto, e você paga o ano, ou caso queira, você pode pagar o semestre. Porém, se pagar o ano sai MENOS caro.

No college existe três tipos de graduação que você pode escolher.

                Certificate– Geralmente é um curso de até 01 ano de duração, sendo mais técnico e bem específicos. Se sua intenção também é trabalhar, é interessante que seu curso seja full time e acima de 06 meses de duração.

                Diploma– Esse é o meu. Curso com duração de geralmente 02 anos, podendo chegar a 03 anos em alguns casos. Sendo um programa full time, você tem direito a trabalhar 20h semanais e 40h semanais em período de férias escolar. Após o diploma, se você quiser, você pode estudar mais dois anos e ficar com o bacharel, totalizando 04 anos de estudos.

                Degree/Bachelor– É a famosa opção que temos no Brasil de formação em 04 anos. Essa opção é encontrada nos colleges (faculdade) e universities.

Ainda tem o Master, Doctor e o Graduate Certificate Programs. Esse último, requer que você tenha um diploma anterior, sendo esse de um college ou university

Obs finais:

  • Se seu curso for de 06 meses ou mais, e for full time, você terá direito de trabalhar por 20h semanais e 40h semanais nas férias.
  • Você pode aplicar para o PGWP (Post Graduated Work Permit), é uma permissão de trabalho após o college ou university (apenas para cursos acima de 08 meses de duração). É possível aplicar para permissão de residir no Canadá, referente ao mesmo período estudado. Ex: Estudou 01 ano, após os estudos pode ficar mais 01 ano só trabalhando. Estudou 02, pode ficar mais 02 anos trabalhando. Estudou 03, pode ficar mais 03. Estudou 04, pode ficar até 03 anos no máximo.
  • Se você for casado (a) seu companheiro (a) tem direito a trabalhar full time 40h. Filhos têm direito a colégio.
  • O PGWP será disponibilizado se você for apenas para College ou University público que é tão cara quanto a particular.

APLICAR PARA COLLEGE OU UNIVERSITY– O processo é bem simples, porém, não é para qualquer um. Se você quiser ir direto para o college ou university, você precisará fazer algumas comprovações. Se você fizer o curso de inglês e depois for para o college ou university também precisará comprovar do mesmo jeito….KKKkkk. Na verdade, o que muda só é o tempo gasto. Ou você vai logo pra o college ou university, ou faz inglês e depois vai.

                Comprovações para college ou university

  • Nível de inglês avançado e comprovado por meio de teste de proficiência sendo IELTS, TOEFL ou Cambridge, depende da instituição. Geralmente são IELTS e TOEFL (Provas difíceis, se preparem. Na net tem vários links para estudo).
  • Investimento de no mínimo CAD 12,000 por ano, isso é só mensalidade.
  • O processo da sua aprovação para o curso depende muito do curso e da instituição. Mas, tenha em mãos comprovação de renda ou um financiador (Pai, Mãe, Avô, alguém da família, pode ser mais de um), histórico escolar ou histórico da faculdade ou universidade do Brasil que você frequentou.
  • Depois que você enviar tudo isso pra instituição, você receberá a carta de aceite da faculdade, ai pode partir para o visto, mas isso é assunto para outro dia, por que já escrevi muito kkkkk…

É isso ai pessoal, espero que esse post possa ter lhe ajudado em alguma forma, caso você tenha alguma dúvida e eu puder ajudar, vou ficar muito feliz. Esse nosso processo de mudança para o Canadá durou 13 meses, e começou assim, lendo um simples blog. Fiquem com Deus e não se esqueçam de comentar. Xeruh

PS. Para quem realmente está interessado no Canadá acontecerá em setembro em todo o Brasil uma EXPO DE INTERCÂMBIO apenas sobre o Canadá. Eu e a Kássia fomos no ano passado e foi de grande ajuda para conhecer as agências de viagem e fazer pesquisa, colleges e high school menos famosos e também ter o comparativo, além de falar diretamente com essas instituições. E a melhor parte foi a palestra com o GOVERNO CANADENSE explicando tudo sobre: IMIGRAÇÃO, INTERCÂMBIO, TRABALHO e etc.

post

Esse é o link da agenda com as cidades e datas:

http://educanada.edufindme.com/brazil?partner_key=educanadabr26&utm_source=facebook&utm_medium=pd-post&utm_content=post&utm_campaign=educanada2016-2educanada-latin-america

 

Tags:

2 comments

  1. Oi Jorgito e Kássia, aqui em pernambuco onde acontece o EXPO DE INTERCAMBIO?

    Bjs!!
    Aguardo retorno
    Fiquem na Paz do Senhor.

    1. Em Recife, no site mesmo tem as datas e horários.
      Um beijo, que Deus abençoe também <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *