Oxente no Canadá

#oxentenocanadá: PLANEJAMENTO PARA CHEGAR ATÉ O CANADÁ

Rapaz, as publicações de sexta-feira estão dando certo viu? Muita gente interessada na nossa mudança para o Canadá, te cuida Kássia. Nessa semana muita gente veio nos perguntar como foi nossa mudança e como foi o processo. Eu já havia falado aqui em dois post anteriores NOSSA MUDANÇA PARA O CANADÁ – clique aqui – e CURSOS NO CANADÁ – clique aqui, mas como a curiosidade do povo foi bem legal, Kássia pediu para fazer algo mais detalhado.

Por que Canadá? Essa pergunta nos foi respondida com outra pergunta. Por que ficar no Brasil quando se tem a oportunidade de sair? Não foi por covardia, mas sim por cansaço do que vivemos e medo do que podemos enfrentar no futuro.

  • O Canadá está entre os dez maiores países com melhor qualidade de vida, e estamos podendo realmente conferir de perto e temos que concordar.
  • O Canadá precisa muito de pessoas jovens que estejam economicamente ativas, pois é um país onde a taxa de natalidade não é alta e a população está envelhecendo, além disso, tem vários métodos de imigração: Provincial, Federal, Convite de Trabalho e outros. No ano de 2015 o Canadá trouxe 250 mil novos imigrantes o ano de 2016 e 2017 esse número deve aumentar um pouco mais.

Aonde no Canadá? Rapaz, pra sair do país não pode ter frescura. Mas uma coisa que me preocupou foi com Kássia, então eu pensei: “vou tentar encontrar a província menos fria”. Não sei se é a menos fria, mas optamos por Ontário.

Mas, se você quiser, você pode optar pelo local onde você vai morar pesquisando o curso que você vai fazer, a província que mais precisa de pessoas, a província que fala francês (Quebec), a província onde paga melhor, e tantos outros pontos que podem pesar na sua decisão. Mas isso é algo muito pessoal.

Como escolher o college? Depende também: você pode pesquisar pelo curso que você quer (eu aconselho primeiro você conhecer os cursos disponibilizados, são muitos cursos diferentes do Brasil e são muito massa. Pra falar a verdade eu pesquisei college por college até encontrar o meu, depois eu me preocupei com a província. Na verdade, o que eu queria era sair do país), pela província se você já tiver em mente, ou por outro indicador que você queira estipular para você.

No meu caso, como eu já tinha a nota do TOEFL (teste de proficiência em inglês), o meu primeiro filtro foi: Quais os colleges que aceitavam a minha nota? Segundo filtro: Vamos ver os cursos que esse colleges possuem. Sobraram oito colleges, e ai realizei outros filtros como: custo de vida, aluguel, taxa de desemprego, população da cidade, custo da faculdade e etc.

Prova de Proficiência para inglês. É necessário ter esse documento para fazer faculdade aqui. Como você pode obter? Duas formas: 1- Estudando ai no Brasil, pesquisando na internet, fazendo exercícios, montando estratégia para responder a prova (isso é gigantemente importante, a prova é de conhecimento, mas ela é muito estratégica), comprando material preparatório e assistindo vídeo aulas. 2- Indo para Canadá, EUA, acho que Austrália, e fazer um intensivo, e estando lá mesmo, realizar a prova. Quanto tempo de intensivo? Depende do nível de inglês que você JÁ tenha.

Custo das provas: Ultima vez que vi o TOEFL (fim de 2015) 200 dólares e ielts (fim de 2015) 700 reais. Parece muito caro, e é, mas para quem quer morar fora do país não podemos considerar isso um alto custo. Dica- Se você planejar seu plano de mudança em um período de 8 meses a 01 ano, não fica tão custoso todos esses investimentos.

Documentação para o College. A documentação para o college depende de cada instituição, mas a maioria delas é muito simples. Apenas dois documentos: Seu histórico escolar ou de uma faculdade (certificado de conclusão também é bom), e sua nota da prova de proficiência. Apenas isso e de acordo com a avaliação deles você recebe a carta de aceite.

Obs: É bom você enviar essa documentação antes, para um tradutor juramentado, assim o documento já é enviado em inglês. Não precisa ser um tradutor juramentado reconhecido pelo governo canadense, qualquer profissional juramentado pode fazer.

Então é isso. Quer mais informações sobre College ou cursos no Canadá e seus benefícios? Tem esse link aqui CURSOS NO CANADÁ – clique aqui – que foi o post da semana passada. Além disso haverá uma feira do Canadá 0800 (eu acho, por que as maiorias são), em várias cidades do Brasil – clique aqui para acessar o site. Valeu see you.

post

Tags:

2 comments

  1. Achei o post bastante interessante. O Canadá, inclusive, tem ofertado importantes vagas profissionais na minha área, que é a comunicação. Tenho bastante vontade, mas ainda preciso cuidar da minha proficiência em inglês.
    Beijo

    1. Muito feliz que gostou do post! Pois é, tem algumas áreas aqui que tem se destacado muito. Que bom saber sobre comunicação, pois tenho interesse em uma segunda graduação na área sabe? Adorei seu blog inclusive, visualmente lindo e cheio de conteúdo… Parabéns! <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *